quinta-feira, 8 de maio de 2008

Edital para Apresentação de Trabalhos no XV EPEPe


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
EXECTUVIVA ESTADUAL DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DE SÃO PAULO
CENTRO ACADÊMICO DE PEDAGOGIA DA UNICAMP
EDITAL 01/2008

EDITAL DE CHAMADA DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA O XV EPEPe

- Encontro Paulista dos/as Estudantes de Pedagogia -
UNICAMP, Campinas, abril de 2008

A Comissão Organizadora do XV EPEPe, através da Executiva Estadual dos/as Estudantes de Pedagogia de São Paulo, torna público os procedimentos de inscrição para apresentação de trabalhos a ser realizado no dia 24 de maio de 2008, dentro da programação do EPEPe.


1. DOS OBJETIVOS
1.1 - Este Encontro tem como objetivo principal discutir as políticas públicas educacionais e nossa atuação na sua construção e implementação enquanto estudantes e posteriormente enquanto pedagoas/os.


2. DOS EIXOS TEMÁTICOS
2.2 - O tema geral do EPEPe se desdobrará nos seguintes eixos temáticos:

  • Movimento estudantil;
  • Parcerias Público Privadas;
  • As políticas de financiamento para a educação;
  • Plano de Desenvolvimento da Educação;
  • Reforma Universitária;
  • Políticas Públicas Educacionais.


3. DAS CONDIÇÕES
3.1 – Os/as estudantes deverão se inscrever através de ficha de inscrição (modelo em anexo) e enviar para o e-mail: eeepe_sp@yahoo.com.br


4. DAS INSCRIÇÕES DOS TRABALHOS
4.1 - Período: 06/05/2008 à 18/05/2008
4.2 - E-mail: eeepe_sp@yahoo.com.br


5. REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
5.1 - Os trabalhos devem seguir as normas do XV EPEPe (ITEM 7)
5.2 – Os/as estudantes deverão apresentar trabalhos, concluídos até 04 de maio ou em fase de conclusão.


6. DA SELEÇÃO DOS TRABALHOS
6.1 - A seleção dos trabalhos será coordenada pelo Comitê Científico Organizador do EPEPe, de acordo com os seguintes critérios:
- adequação da proposta os eixos temáticos;
- preenchimento adequado da ficha de inscrição e submissão do trabalho conforme Normas para apresentação dos trabalhos.

7. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
7.1 Das Propostas:
7.1.1 – Os resumos serão submetidos à revisão pelo comitê científico. A confirmação de aceite de trabalhos para apresentação será informada aos autores a partir de 20/05/08.
7.2 Dos trabalhos:
7.2.1 - Os trabalhos selecionados deverão ser inscritos na forma de pôster.
7.2.2 – Na forma de pôster o mesmo deverá: ter espaço útil de 1,20 cm de altura e 90 com de largura e constar os seguintes itens: título do projeto, pesquisador responsável (ou equipe), instituição, introdução, metodologia, resultados obtidos e conclusões e / ou considerações finais e referências.
7.3 - Dos resumos e trabalhos completos:
7.3.1 - Os resumos deverão conter no máximo 10.000 e no mínimo 3.000 caracteres (contando os espaços), digitados no formato Word para windows (Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, margens: 2,5 esquerda, direita, superior e inferior) enviados via internet, acompanhados de ficha de inscrição para o e-mail relatado no item 2 deste documento.
7.3.2 - Ao longo do trabalho observe as normas de citações da ABNT.
7.3.3 - São obrigatórios no resumo: título em caixa alta, seguido da identificação dos pesquisadores, objetivos, metodologia, resultados ou conclusão e até 5 palavras-chaves.
Independente de o trabalho ser ou não selecionado para a apresentação, o mesmo poderá ser publicado nos anais do evento desde que submetido na íntegra (apenas resumos não serão publicados) e aprovado pela Comissão.
7.3.4 – Tanto resumo quanto trabalho completo devem ser enviados na mesma data, mas em arquivos diferentes.


8. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
8.1 - Os trabalhos deverão ser inscritos na seguinte modalidade, cabendo ao Comitê Científico de Organização do XV EPEPe confirmar/divulgar até o dia 20/05/08 a forma de apresentação do trabalho:
pôster
8.2 – Só receberá certificado a pessoa que estiver presente na apresentação do trabalho, sem exceções.


9. DOS ANAIS
9.1 – Havendo possibilidade, avaliada pela comissão organizadora, todos os trabalhos aceitos serão editados e incluídos nos Anais do XV EPEPe, que será editado em formato de CD.


10. TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O ENCONTRO
10.1 – Todas as pessoas que quiserem apresentar trabalhos durante o XV EPEPe deverão estar regularmente inscritos no encontro.


11. CALENDÁRIO 2008 PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

PERÍODO

04/05/08 - Publicação do Edital
06/05/08 a 18/05/08 - Inscrições de Trabalhos
19/05/08 a 20/05/08 - Avaliação da Comissão Científica
20/05/08 – à partir das 22h: Divulgação dos resultados para os/as autores/as



12 . FICHA DE INSCRIÇÃO PARA ENVIO DE TRABALHOS

Comissão organizadora do XV EPEPe
Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo
XV Encontro Paulista dos/as estudantes de Pedagogia – Campinas
22/05/08 a 25/05/08

1. - Dados Pessoais
1.1 - Nome:
1.2 - Endereço residencial (Rua/Av. /NO )
1.3 - Bairro:
1.4 - Telefone:
1.5 - CEP:
1.6 - Cidade/Estado:
1.7 - Instituição:
1.8 - N° de Matrícula:
1.9 – E-mail:


2- Do trabalho:
2.1 – Nome do Trabalho:
2.2 - ( ) Pesquisa ( ) Extensão
2.3 - Formato de Apresentação do Trabalho: ( ) Pôster
2.4 – Eixo temático (favor assinalar com um X):
( ) Movimento estudantil;
( ) Parcerias Público Privadas;
( ) As políticas de financiamento para a educação;
( ) Plano de Desenvolvimento da Educação;
( ) Reforma Universitária.
( ) Políticas Públicas Educacionais


2.5 – Resumo do trabalho:

verificar normas para trabalho no edital (artigo 7).

sábado, 26 de abril de 2008

XIX EPEPe - Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia


O EPEPe é a maior instância deliberativa do movimento estudantil de pedagogia do Estado de São Paulo. É de fundamental importância a participação de todos os estudantes da pedagogia participarem do encontro para que a formação coletiva e interação entre os estudantes das diversas universidades, faculdades e centros de educação, sejam eles públicos ou privados, para então construirmos um sólido movimento.

Abaixo, deixamos o cartaz online e solicitamos que os estudantes que tenham acesso ao link e aos emails encaminhado pela executiva paulista possam repassar para os estudantes de suas universidades.

CARTAZ



Maiores informações:

Centro Acadêmico de Pedagogia - Unicamp
[cap_da_unicamp@yahoo.com.br]

Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia - SP
[eeepe_sp@yahoo.com.br]

:: Plano de Lutas do XI FONEPe ::

:: Breve postaremos o plano de lutas do XI FONEPe ::

: : Prestação de Contas do XI FONEPe : :

Segundo o Estatuto da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, a sede tem o prazo de 30 dias após o término do encontro para apresentação da prestação de contas. Como pode-se observar no seguinte artigo do mesmo:

[indicar o artigo referente a...]


A comissão organizadora do XI FONEPe: Centro Academico Professor Paulo Freire (CAPPF), a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe-sP) está terminando de fazer o balanço final do fórum e breve, acreditamos que mesmo antes do término do prarzo estatutário, entregaremos a prestação de contas para apreciação de todos os estudantes de pedagogia. As entidades sede, juntamente com a Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ExNEPe), primam pela transparência dos gastos e dos encaminhamentos posteriores.


Atenciosamente,

Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo [EEEPe-SP]

Agradecimentos....

A comissão organizadora do XI FONEPe agradece a participação e coloboração de todos os estudantes de pedagogia no Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia.

segunda-feira, 31 de março de 2008

LIMITE ESTRUTURAL E COLABORAÇÃO DE TODOS

Devido a limitação da estrutura alcançada pela sede e a comissão organizadora do XI FONEPe, deverá ser deliberado formas para contemplar o maior número de representação de entidades nacionais de pedagogia (especificidade do fórum) e a participação dos estudantes na construção, formação e discussão do XI FONEPe.

A sede conta com 400 vagas de alojamento apenas, alocadas na Escola de Aplicação, dentro da própria USP. A direção da Faculdade de Educação, no entanto, manterá o controle sobre o uso deste espaço e não foi liberado para camping (barracas). Isso impõe a comissão de organização um maior trabalho quanto as adequações da sede ao fórum (e vice-versa), na qual conta-se com a colaboração de todos os estudantes e entidades.

Como já é sabido, conseguimos a Escola da Aplicação para alojamento do XI FONEPe, que cabe 400 pessoas. Após conversar com várias entidades e pessoas de todo o Brasil, achamos melhor trabalhar com a divisão das vagas elaboradas pelo Rafael (vulgo Chacrinha), que segue abaixo. Esperamos que com essa proposta mais pessoas se sintam contempladas e possam mandar o maior número de representantes possíveis. Qualquer mudança de perspectivas avisaremos o mais rápido possível para a lista.

:: Tabela Temporariamente Fora do Ar - Correções ::


Sem mais,
Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo

Maiores Informações:

http://eeepe-sp.blogspot.com/

eeepe_sp@yahoo.com.br

http://www.cappf.org.br/

COMO CHEGAR EM SÃO PAULO - Rodoviária e Aeroporto

Indicativos de como chegar a Faculdade de Educação da USP - FEUSP - sede do XI FONEPe

Aeroporto de Congonhas
Saindo do aeroporto, dirigir-se a Rua Joaquim Nabuco (altura do número 2003) e pegar o ônibus 5701-10 - Estação Berrini. Pedir para o cobrador avisar quando chegar na Rua José dos Santos Júnior (altura do número 30). Ao descer, no mesmo ponto de ônibus, pegar 637P-10 - Pinheiros. Novamente, pedir para o cobrador avisar quando chegar a AV. BRIG. FARIA LIMA, 1795 PARADA: PARADA BENEDITO CHAVES. Seguir até o ponto da Avenida Rebouças (Parada Faria Lima - sentido Bairro) e pegar o 702U - Butantã USP ou 7411 - Cidade Universitária. Quando o ônibus entrar no Campus da USP, descer no primeiro ponto (Faculdade de Educação).

Terminal Rodoviário Tietê
Dirigir-se ao metrô (acesso dentro do Terminal mesmo) sentido Jabaquara. Desembarcar na Estação Sé. Não sair da estação e dirigir-se ao sentido Palmeiras - Barra Funda. Desembarcar na Estação República. Sair da estação e dirigir-se a Avenida Ipiranga (tem placas que indicam a saída certa, qualquer dúvida perguntar pra um dos seguranças do metrô), altura do número 124. No ponto (Parada Sete de Abril) pegar o 702U - Butantã USP ou 7411 - Cidade Universitária. Quando o ônibus entrar no Campus da USP, descer no primeiro ponto (Faculdade de Educação).

No ponto de ônibus, do lado de fora da rodoviária, no sentido da saída ímpar da Rodoviária, passa dois ônibus: Cidade Universitária e USP Butantã, que vão direto para a FEUSP. Quando o ônibus entrar no Campus da USP, descer no primeiro ponto (Faculdade de Educação).

Terminal Rodoviário Jabaquara
Dirigir-se ao metrô (dentro do Terminal mesmo) sentido Tucuruvi. Descer na Estação Paraíso. Não sair da estação pegar novamente metrô sentido Vila Madalena. Descer na Estação Consolação. Sair da estação e seguir na Av. Paulista sentido Rua da Consolação. No cruzamento Av. Paulista - Rua da Consolação tem duas paradas de ônibus, uma sentido Centro e outra sentido Bairro. Dirigir-se a parada sentido Bairro e pegar o 702U - Butantã USP ou 7411 - Cidade Universitária. Quando o ônibus entrar no Campus da USP, descer no primeiro ponto (Faculdade de Educação).

Terminal Rodoviário Barra Funda
Dirigir-se ao metrô (dentro do Terminal mesmo) sentido Corinthians - Itaquera. Desembarcar na Estação República. Sair da estação e dirigir-se a Avenida Ipiranga (tem placas que indicam a saída certa, qualquer dúvida perguntar pra um dos seguranças do metrô), altura do número 124. No ponto (Parada Sete de Abril) pegar o 702U - Butantã USP ou 7411 - Cidade Universitária. Quando o ônibus entrar no Campus da USP, descer no primeiro ponto (Faculdade de Educação).

INSCRIÇÃO DO ENCONTRO - de 24 de Março à 16 de Abril.

DATA DE INSCRIÇÃO:
24 de Março à 16 de Abril.

INSCRIÇÕES NO DIA
Somente serão aceitas as inscrições de delegado e vice-delegado.

TAXA DE INSCRIÇÃO - R$60,00
PAGAMENTO:
O pagamento da taxa de inscrição (R$60,00) deverá ser feito na seguinte conta, NA BOCA DO CAIXA(não serão aceitas transferências e nem depósito por envelope) e solicite que no BOLETO seja IMPRESSO O NOME DO PAGANTE:

Banco: Banco Real
Agência nº:0831
Conta Corrente nº:4721723
Favorecido a: CAPPF – Centro Acadêmico Professor Paulo Freire

CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO
Solicitamos, ainda, que todos que efetuarem o pagamento encaminhem um email para eeepe_sp@yahoo.com.br para confirmar as inscrições.
ASSUNTO: INSCRIÇÃO XI FONEPe,
com os seguintes dados: NOME COMPLETO, FACULDADE, NUMERO DE AUTENTICAÇÃO DO RECIBO BANCÁRIO.

LEMBRAMOS AINDA AOS PARTICIPANTES QUE NO ATO DO CREDENCIAMENTO, DEVERÁ SER APRESENTADO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

SE DELEGADO:
  • ata de posse da entidade (CA/DA);
  • ata da reunião/assembléia de indicação do delegado/vice-delegado para o XI FONEPe
  • comprovante de matrícula/carteirnha da faculdade e RG; e
  • comprovante de depósito da taxa de inscrição.

SE PARTICIPANTE NÃO-DELEGADO:
  • comprovante de matrícula/carteirnha da faculdade e RG; e
  • Comprovante de depósito da taxa de inscrição.

PROGRAMAÇÃO DO XI FONEPe

A confirmação dos palestrantes serão atualizadas conforme o retorno dos convites dos mesmos. Portanto, a programação ainda poderá sofrer alterações.
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 14/04/2008

O que é o FONEPe ?

Segundo o Estatuto da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia presente no site da Exnepe, o FONEPe é caracterizado nos seguintes artigos:


CAPÍTULO III -Do FONEPe
Art. 23º – O FONEPe é o Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia, que reúne CA’s e DA’s, Executivas Estaduais/Distrital de Pedagogia , como representações legitimadas pelos/as estudantes de suas respectivas instituições.
Art. 24º – O FONEPe é um fórum deliberativo do ENEPe.
Art. 25º – O FONEPe tem por objetivos: i. Encaminhar as deliberações da EXNEPe assim como discutir sobre assuntos pertinentes ao movimento estudantil desde que não firam as deliberações do ENEPe e da EXNEPe; ii. Integrar e vincular os CA’s, DA’s , Executivas Estaduais & Distrital ao trabalho da Executiva Nacional dos/as Estudantes de Pedagogia.
Art. 26º – As reuniões do FONEPe realizar-se-ão mediante a convocação da Coordenação da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia, ocorrendo no mínimo duas vezes por ano.
Art. 27º – Nas reuniões do FONEPe terá direito a voz qualquer estudante de Pedagogia e Pós-graduação formado/a em Pedagogia, e voto e voz as entidades de Pedagogia devidamente apresentadas, sendo que cada entidade corresponderá a um voto.
Art. 28º – Os CA’s, DA’s assim como as Executivas Estaduais e Distrital devem apresentar a ata de posse da diretoria, assim como a ata de reunião que indicou o delegado da entidade à mesa de cadastramento do FONEPe.
Art. 29º – As instituições que não possuem CA’s, DA’s ou Executiva Estadual e Distrital, poderão ser representadas por delegados/as legitimados por seus pares seguindo o seguinte critério:a) serem eleitos/as em assembléia de estudantes da instituição.Parágrafo Único – Cada delegado/a deverá apresentar no credenciamento do FONEPe o documento referente a sua indicação.IVDos Organismos Específicos
Art. 30º – É um organismo específico o Conselho Fiscal.

XI FONEPe - São Paulo, 19 a 21 de Abril de 2008

Modelo de Cartaz P/B - Elaborado pela Executiva Paulista



Modelo de Cartaz Colorido - Elaborado pelo CAPPF (sede)
O cartaz elaborado está em processo de alteração de
alguns dados importantes e em breve será
apresentado no blog

Plano de Lutas do XIX COPEPe - UNESP Rio Claro



: :

Plano de Lutas
XIX COPEPe – 20 e 30/03/2008 UNESP Rio Claro
"Avaliação Institucional: A Homogeneização das Práticas"


Plano de Lutas

  1. Que as entidades (CAs, Das e DCEs), bem como grupos organizados em IES que não as possuem, fomentem a discussão acerca da Avaliação Institucional para @ estudantes;
  2. Organizar boicote ao ENADE, por meio de mesas-redondas, passeatas, cartazes, panfletos entre outros afim de conscientizar os estudantes;
  3. Defender a participação d@s estudantes de pedagogia no ato a ser organizado contra a mídia burguesa em comemoração aos 40 anos do Maio de 68, marco do ME, e afirmar nosso posicionamento contrário à esse meio de comunicação de massa.


Executiva
  1. Elaborar uma carta ao ministério da educação dizendo o porquê a pedagogia é contra o ENADE e propondo uma nova diretriz de avaliação das IES.
  2. Elaborar panfletos informativos sobre o que é o ENADE e o SINAES e o porque e como de se fazer o boicote. Além de esclarecer sobre as diferenças entre boicotar e não assinar a prova.
  3. Fazer adesivos para distribuir no dia do boicote para colar na prova.


Bandeiras de Luta
  1. Por uma educação pública, sustentada por verba pública, gratuita, de qualidade, acesso e permanência para tod@s.
  2. Pela valorização dos profissionais da educação.
  3. Contra o Programa Amigos da Escola.

Moção

  1. Unicamp

: :

quarta-feira, 5 de março de 2008

XIX COPEPe em Rio Claro - 29 e 30 de Março

O COPEPe - Conselho Paulista das Entidades de Pedagogia - é realizado semestralmente pelos estudantes de pedagogia que integram a Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe-SP), uma entidade autônoma, sem fins lucrativos, formada apenas por estudantes de pedagogia de todo estado. A organização desse evento fica a cargo dessa executiva e do centro acadêmico da base que sedia o encontro.Um dos pontos que devem ser salientados é que o COPEPe, muito além de um espaço deliberativo do Movimento Estudantil, é um espaço de formação política, instrução pessoal, integração e vivência democrática e cidadã, sendo o 2º maior fórum da pedagogia.Este ano, o evento será realizado na UNESP de Rio Claro, tendo em vista a boa localização da cidade no estado e a articulação existente entre a Executiva de Estudantes de Pedagogia e o Centro Acadêmico de Pedagogia do câmpus.

TEMA
"AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: A HOMOGENEIZAÇÃO DAS PRÁTICAS"
UNESP Rio ClaroInstituto de Biociências – Rua 24-A, 1515 – Bairro Bela Vista
DATA: 29 e 30 de março de 2008.


PROGRAMAÇÃO
Sábado, 29/0308h
10h - Credenciamento
10h30min - Mesa de Abertura "Avaliação em cheque: como medir o desenvolvimento?"
Profa. Dra. Maria Aparecida Segatto Muranaka (UNESP - Rio Claro)
Prof. Dr. José Marcelino (USP - Ribeirão) - à confirmar

12h - Almoço

13h30min - Grupo de Discussão GD1 - Modelo de Avaliação
15h30min - Café
16h - Mesa redonda II - SINAES e Avaliação Institucional
Profa. Dra. Gladys Beatriz Barreyro (USP)
Natália - Graduada em Pedagogia pela USP
18h às 19h30min - Intervalo
jantar20h - Grupo de Discussão GD2 - Universidade, Vestibular e Avaliação Institucional
22h - Atividade Cultral

Domingo, 30/03
7h30min - Café
8h30min - Exibição de Documentário
10h - Plenária

ORGANIZAÇÃO
Centro Acadêmico de Pedagogia Unesp/Rio Claro
Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo – EEEPe/SP

INFORMAÇÕES :
caped@rc.unesp.br
http://wwwcapedrioclaro.blogspot.com/
http://eeepe-sp.blogspot.com/



Modelo de Apresentação da EEEPe-SP e Calendário de Atividades

Olá pessoal,
Àqueles que quiserem/puderem ajudar a divulgação do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe), o funcionamento e atividades organizadas pelo Movimento de BAse (CA´s - acrescentando as informações locais) e o Movimento de Área - ExNEPe e EEEPe-SP, fica disponibilizado o arquivo.


ARquivo - (a ser anexado ainda)


Atencosamente,
EEEPE-SP

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Calendário de Eventos do MEPe


Solicitamos aos alunos interessados em participar dos eventos, que participem das reuniões e indiquem os nomes, turma, telefone e email de contato para a organização (EEEPe-SP) como forma de mantermos contato e divulgarmos os informes. Seja pelo cadastro na lista de discussão do yahoo(eeepe_sp@yahoo.com.br) e/ou na comunidade do orkut. Estamos também provisoriamente implementando uma página de blog para divulgar os informes da entidade(http://www.eeepe-sp.blogspot.com/.


CALENDÁRIO DOS EVENTOS DO MEPe
Movimento Estudantil da Pedagogia
Estaduais e Nacionais 2008

MARÇO:
29 e 30
COPEPe – Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia
Local: Instituto de Biociências – UNESP/Rio Claro
30
Reunião da Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo - EEEPe-SP - na UNESP/Rio Claro
ABRIL:
19 a 21 (feriado)
FONEPe – Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia
Local: Faculdade de Educação - USP/São Paulo
MAIO:
10 e 11
Reunião da Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo - EEEPe-SP - na Unicamp/Campinas
22 a 25 (feriado)
EPEPe – Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia
Encerramento da gestão 2007/2008 da Executiva Paulista, nova eleição gestão 2008/2009.
Local: Faculdade de Educação - Unicamp/Campinas
JULHO:
de 19 a 25
ENEPe – Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia
Local: UFES/Vitória - ES

Entre em contato com os estudantes de pedagogia:
Executiva Estadual – São Paulo
e-mail: eeepe_sp@yahoo.com.br
lista de discussão: eeepesp@yahoogrupos.com.br
blog: http://eeepe-sp.blogspot.com

Pela valorização dos profissionais da Educação.
Contra os amigos da escola.

Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo

Movimento de Área: Movimento Estudantil de Pedagogia - MEPe


Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia - EEEPe-SP
A EEEPe-SP (Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia) é uma entidade que representa os interesses dos estudantes de pedagogia do Estado de SP. A atual gestão foi eleita no último Encontro Paulista Dos Estudantes de Pedagogia (EPEPe) realizado em São Carlos entre 28/4 e 01/5 contando com a participação deaproximadamente 130 estudantes do estado. A nova gestão entende que o Movimento Estudantil tem muito a contribuir para o cenário educacional brasileiro, e assim lutamos continuamente para que o número de estudantes dispostos a discutir políticas educacionais cresça a cada encontro, a cada discussão. As reuniões são realizadas mensalmente, na FEUSP, e está aberta a participação de todos, basta entrar em contato e se informar das datas!
A EEEPe-SP realiza anualmente o Seminário de Pagas - para fortalecer o movimento estudantil de pedagogia dos alunos das faculdades privadas - , o Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia (EPEPe) e o Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe) semestralmente, isto é, dois por ano.
A gestão 2007/2008 é composta pelos seguintes coordenadores:
Alexandre Rodrigo Nishiwaki (UFSCar); Aline de Campos Sebastião (FSA), Artur Ribeiro dos Santos (Mackenzie), Beatriz Costa Rangan (UNESP/Bauru), Dalila Lamontagna Mouro (UNESP/Rio Claro), Fernanda Mara Silva (USP-RP), Gabriela Vilhagra (UNICAMP), Indira Castellanos (USP-SP), Lucelina Vieira Costa (UNIFESP), Luciano Francisco de Oliveira (UNESP/Presidente Prudente), Marcela Pergolizzi (UNICAMP), Merilin Baldan (UFSCar) e Sara Mendes de Siqueira (Mackenzie).

Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ExNEPe
A ExNEPe (Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia) está organizada em âmbito, que é uma Executiva como a de muitos outros cursos, com os representantes eleitos nos encontros estaduais para ocupar o cargo de Coordenador por um ano.
Temos um encontro nacional, o ENEPe (Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia), maior fórum de deliberação do nosso curso, que ocorre todo ano, no mês de julho. Nesse encontro, todos os estudantes de Pedagogia e Pós-Graduação em educação votam. Também temos o FONEPe (Fórum Nacional das Entidades de Pedagogia), que ocorre duas vezes por ano, geralmente em abril e novembro, onde só votam as entidades (Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Executivas Estaduais), mas as Faculdades que não tem CA ou DA podem eleger seu representante através de assembléia e participar com direito a voto do Fórum.
Para quem quiser saber mais sobre o MEPe, pode participar de nossa lista de e-mails nacional, enviando um e-mail (pedagogiaestudantes-subscribe@yahoogrupos.com.br), entrando na comunidade da ExNEPe no orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11588844&refresh=1) ou, ainda, no site (www.exnepe.org).
A gestão 2007/2008 da ExNEPe é composta por alunos dos cursos de Pedagogia do Brasil. No último EPEPe, indicamos três representantes de São Paulo para compor a coordenação nacional, sendo que apenas dois deles se apresentaram: Gabriela Vilhagra (UNICAMP) e Arthur Ribeiro (Mackenzie).

Movimento de Base: CA's e DA's: o que são e como formá-los?


Os CA’s (ou centrinhos) são um movimento de base diretamente formada e ligada aos estudantes de um curso específico que tem a função de receber, organizar e representar os alunos do curso. Portanto, representar os interesses dos estudantes, auxiliando aqueles que tem problemas em aulas e com professores, fiscaliza as atividades e infra-estruturas que o departamento fornece aos mesmos e também organiza a participação dos alunos no Movimento de Área, isto é, nos encontros regionais e nacionais de curso, organizados pelas Executivas e Federações respectivas. Por sua vez, o Diretório Acadêmico tem as mesmas funções, embora represente mais de um curso. Caso o seu curso não tenha um Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico para representá-lo, na própria instituição de ensino e nos encontros estaduais e nacionais, principalmente quando o evento é voltado para as entidades de pedagogia, pode-se proceder da seguinte maneira:

  • por indicação de reunião: para os cursos de graduação em Pedagogia que possuem entidade representativa de estudantes (Centro e Diretório Acadêmico); deverá ser apresentada a ata de posse da diretoria, preferencialmente registrada em cartório, assim como a ata da reunião do CA ou DA que indicou o delegado e suplente da entidade; o representante deve ser algum membro de sua diretoria ou outro estudante do curso; a ata da reunião deve estar assinada por todos os presentes, sendo pelo menos dois deles membros da diretoria da entidade.
  • por eleição: para os cursos de graduação em Pedagogia que não possuem CAs e DAs; a eleição pode ser feita de 2 formas: a) eleição em Assembléia Estudantil de curso: com apresentação da ata da assembléia chamada para este fim e lista de presença da mesma; e b) eleição em urna: com apresentação da lista de votantes, estudantes regularmente matriculados no curso, e ata de apuração das eleições.

O que é o Movimento Estudantil?

Fonte: Tiras Snoopy (Peanuts) In: http://tiras-snoopy.blogspot.com/


O Movimento Estudantil (M.E.) é uma organização dos próprios estudantes, tanto do ensino superior quanto do ensino médio, que discute problemas culturais, políticos, acadêmicos e ambientais, através da troca de idéias e de muito trabalho. Seu funcionamento é simples e espontâneo, pois todo e qualquer estudante preocupado com a realidade e está afim de transformá-la/modificá-la pode participar. Como os estudantes passam em média 4 a 5 anos na universidade o movimento é dinâmico, demonstrando que o atendimento das reivindicações e bandeiras levantadas pela classe estudantil necessita de uma luta diária e com o máximo de participação de todos para que suas ações sejam representativas.
O M.E. organiza-se por meio de entidades representativas dos estudantes: os Centros Acadêmicos (C.A.) ou Diretórios Acadêmicos (D.A.), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Atlética, Entidades Gerais, Executivas Estaduais e Nacionais de Curso e, no ensino médio por meio de Grêmios. Vale ressaltar que qualquer aluno pode e deve fazer parte de qualquer uma destas entidades e de todos os eventos por elas organizadas, como Assembléias, Congressos e Encontros, levando sua opinião e colaborando com o mesmo.