O Movimento Estudantil (M.E.) é uma organização dos próprios estudantes, tanto do ensino superior quanto do ensino médio, que discute problemas culturais, políticos, acadêmicos e ambientais, através da troca de idéias e de muito trabalho. Seu funcionamento é simples e espontâneo, pois todo e qualquer estudante preocupado com a realidade e está afim de transformá-la/modificá-la pode participar. Como os estudantes passam em média 4 a 5 anos na universidade o movimento é dinâmico, demonstrando que o atendimento das reivindicações e bandeiras levantadas pela classe estudantil necessita de uma luta diária e com o máximo de participação de todos para que suas ações sejam representativas.
O M.E. organiza-se por meio de entidades representativas dos estudantes: os Centros Acadêmicos (C.A.) ou Diretórios Acadêmicos (D.A.), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Atlética, Entidades Gerais, Executivas Estaduais e Nacionais de Curso e, no ensino médio por meio de Grêmios. Vale ressaltar que qualquer aluno pode e deve fazer parte de qualquer uma destas entidades e de todos os eventos por elas organizadas, como Assembléias, Congressos e Encontros, levando sua opinião e colaborando com o mesmo.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
O que é o Movimento Estudantil?
Marcadores:
Movimento Estudantil [M.E.]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário