quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Calendário de Eventos do MEPe


Solicitamos aos alunos interessados em participar dos eventos, que participem das reuniões e indiquem os nomes, turma, telefone e email de contato para a organização (EEEPe-SP) como forma de mantermos contato e divulgarmos os informes. Seja pelo cadastro na lista de discussão do yahoo(eeepe_sp@yahoo.com.br) e/ou na comunidade do orkut. Estamos também provisoriamente implementando uma página de blog para divulgar os informes da entidade(http://www.eeepe-sp.blogspot.com/.


CALENDÁRIO DOS EVENTOS DO MEPe
Movimento Estudantil da Pedagogia
Estaduais e Nacionais 2008

MARÇO:
29 e 30
COPEPe – Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia
Local: Instituto de Biociências – UNESP/Rio Claro
30
Reunião da Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo - EEEPe-SP - na UNESP/Rio Claro
ABRIL:
19 a 21 (feriado)
FONEPe – Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia
Local: Faculdade de Educação - USP/São Paulo
MAIO:
10 e 11
Reunião da Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo - EEEPe-SP - na Unicamp/Campinas
22 a 25 (feriado)
EPEPe – Encontro Estadual de Estudantes de Pedagogia
Encerramento da gestão 2007/2008 da Executiva Paulista, nova eleição gestão 2008/2009.
Local: Faculdade de Educação - Unicamp/Campinas
JULHO:
de 19 a 25
ENEPe – Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia
Local: UFES/Vitória - ES

Entre em contato com os estudantes de pedagogia:
Executiva Estadual – São Paulo
e-mail: eeepe_sp@yahoo.com.br
lista de discussão: eeepesp@yahoogrupos.com.br
blog: http://eeepe-sp.blogspot.com

Pela valorização dos profissionais da Educação.
Contra os amigos da escola.

Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia de São Paulo

Movimento de Área: Movimento Estudantil de Pedagogia - MEPe


Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia - EEEPe-SP
A EEEPe-SP (Executiva Estadual dos Estudantes de Pedagogia) é uma entidade que representa os interesses dos estudantes de pedagogia do Estado de SP. A atual gestão foi eleita no último Encontro Paulista Dos Estudantes de Pedagogia (EPEPe) realizado em São Carlos entre 28/4 e 01/5 contando com a participação deaproximadamente 130 estudantes do estado. A nova gestão entende que o Movimento Estudantil tem muito a contribuir para o cenário educacional brasileiro, e assim lutamos continuamente para que o número de estudantes dispostos a discutir políticas educacionais cresça a cada encontro, a cada discussão. As reuniões são realizadas mensalmente, na FEUSP, e está aberta a participação de todos, basta entrar em contato e se informar das datas!
A EEEPe-SP realiza anualmente o Seminário de Pagas - para fortalecer o movimento estudantil de pedagogia dos alunos das faculdades privadas - , o Encontro Paulista dos Estudantes de Pedagogia (EPEPe) e o Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe) semestralmente, isto é, dois por ano.
A gestão 2007/2008 é composta pelos seguintes coordenadores:
Alexandre Rodrigo Nishiwaki (UFSCar); Aline de Campos Sebastião (FSA), Artur Ribeiro dos Santos (Mackenzie), Beatriz Costa Rangan (UNESP/Bauru), Dalila Lamontagna Mouro (UNESP/Rio Claro), Fernanda Mara Silva (USP-RP), Gabriela Vilhagra (UNICAMP), Indira Castellanos (USP-SP), Lucelina Vieira Costa (UNIFESP), Luciano Francisco de Oliveira (UNESP/Presidente Prudente), Marcela Pergolizzi (UNICAMP), Merilin Baldan (UFSCar) e Sara Mendes de Siqueira (Mackenzie).

Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia - ExNEPe
A ExNEPe (Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia) está organizada em âmbito, que é uma Executiva como a de muitos outros cursos, com os representantes eleitos nos encontros estaduais para ocupar o cargo de Coordenador por um ano.
Temos um encontro nacional, o ENEPe (Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia), maior fórum de deliberação do nosso curso, que ocorre todo ano, no mês de julho. Nesse encontro, todos os estudantes de Pedagogia e Pós-Graduação em educação votam. Também temos o FONEPe (Fórum Nacional das Entidades de Pedagogia), que ocorre duas vezes por ano, geralmente em abril e novembro, onde só votam as entidades (Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Executivas Estaduais), mas as Faculdades que não tem CA ou DA podem eleger seu representante através de assembléia e participar com direito a voto do Fórum.
Para quem quiser saber mais sobre o MEPe, pode participar de nossa lista de e-mails nacional, enviando um e-mail (pedagogiaestudantes-subscribe@yahoogrupos.com.br), entrando na comunidade da ExNEPe no orkut (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11588844&refresh=1) ou, ainda, no site (www.exnepe.org).
A gestão 2007/2008 da ExNEPe é composta por alunos dos cursos de Pedagogia do Brasil. No último EPEPe, indicamos três representantes de São Paulo para compor a coordenação nacional, sendo que apenas dois deles se apresentaram: Gabriela Vilhagra (UNICAMP) e Arthur Ribeiro (Mackenzie).

Movimento de Base: CA's e DA's: o que são e como formá-los?


Os CA’s (ou centrinhos) são um movimento de base diretamente formada e ligada aos estudantes de um curso específico que tem a função de receber, organizar e representar os alunos do curso. Portanto, representar os interesses dos estudantes, auxiliando aqueles que tem problemas em aulas e com professores, fiscaliza as atividades e infra-estruturas que o departamento fornece aos mesmos e também organiza a participação dos alunos no Movimento de Área, isto é, nos encontros regionais e nacionais de curso, organizados pelas Executivas e Federações respectivas. Por sua vez, o Diretório Acadêmico tem as mesmas funções, embora represente mais de um curso. Caso o seu curso não tenha um Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico para representá-lo, na própria instituição de ensino e nos encontros estaduais e nacionais, principalmente quando o evento é voltado para as entidades de pedagogia, pode-se proceder da seguinte maneira:

  • por indicação de reunião: para os cursos de graduação em Pedagogia que possuem entidade representativa de estudantes (Centro e Diretório Acadêmico); deverá ser apresentada a ata de posse da diretoria, preferencialmente registrada em cartório, assim como a ata da reunião do CA ou DA que indicou o delegado e suplente da entidade; o representante deve ser algum membro de sua diretoria ou outro estudante do curso; a ata da reunião deve estar assinada por todos os presentes, sendo pelo menos dois deles membros da diretoria da entidade.
  • por eleição: para os cursos de graduação em Pedagogia que não possuem CAs e DAs; a eleição pode ser feita de 2 formas: a) eleição em Assembléia Estudantil de curso: com apresentação da ata da assembléia chamada para este fim e lista de presença da mesma; e b) eleição em urna: com apresentação da lista de votantes, estudantes regularmente matriculados no curso, e ata de apuração das eleições.

O que é o Movimento Estudantil?

Fonte: Tiras Snoopy (Peanuts) In: http://tiras-snoopy.blogspot.com/


O Movimento Estudantil (M.E.) é uma organização dos próprios estudantes, tanto do ensino superior quanto do ensino médio, que discute problemas culturais, políticos, acadêmicos e ambientais, através da troca de idéias e de muito trabalho. Seu funcionamento é simples e espontâneo, pois todo e qualquer estudante preocupado com a realidade e está afim de transformá-la/modificá-la pode participar. Como os estudantes passam em média 4 a 5 anos na universidade o movimento é dinâmico, demonstrando que o atendimento das reivindicações e bandeiras levantadas pela classe estudantil necessita de uma luta diária e com o máximo de participação de todos para que suas ações sejam representativas.
O M.E. organiza-se por meio de entidades representativas dos estudantes: os Centros Acadêmicos (C.A.) ou Diretórios Acadêmicos (D.A.), o Diretório Central dos Estudantes (DCE), a Atlética, Entidades Gerais, Executivas Estaduais e Nacionais de Curso e, no ensino médio por meio de Grêmios. Vale ressaltar que qualquer aluno pode e deve fazer parte de qualquer uma destas entidades e de todos os eventos por elas organizadas, como Assembléias, Congressos e Encontros, levando sua opinião e colaborando com o mesmo.