quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Movimento de Base: CA's e DA's: o que são e como formá-los?


Os CA’s (ou centrinhos) são um movimento de base diretamente formada e ligada aos estudantes de um curso específico que tem a função de receber, organizar e representar os alunos do curso. Portanto, representar os interesses dos estudantes, auxiliando aqueles que tem problemas em aulas e com professores, fiscaliza as atividades e infra-estruturas que o departamento fornece aos mesmos e também organiza a participação dos alunos no Movimento de Área, isto é, nos encontros regionais e nacionais de curso, organizados pelas Executivas e Federações respectivas. Por sua vez, o Diretório Acadêmico tem as mesmas funções, embora represente mais de um curso. Caso o seu curso não tenha um Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico para representá-lo, na própria instituição de ensino e nos encontros estaduais e nacionais, principalmente quando o evento é voltado para as entidades de pedagogia, pode-se proceder da seguinte maneira:

  • por indicação de reunião: para os cursos de graduação em Pedagogia que possuem entidade representativa de estudantes (Centro e Diretório Acadêmico); deverá ser apresentada a ata de posse da diretoria, preferencialmente registrada em cartório, assim como a ata da reunião do CA ou DA que indicou o delegado e suplente da entidade; o representante deve ser algum membro de sua diretoria ou outro estudante do curso; a ata da reunião deve estar assinada por todos os presentes, sendo pelo menos dois deles membros da diretoria da entidade.
  • por eleição: para os cursos de graduação em Pedagogia que não possuem CAs e DAs; a eleição pode ser feita de 2 formas: a) eleição em Assembléia Estudantil de curso: com apresentação da ata da assembléia chamada para este fim e lista de presença da mesma; e b) eleição em urna: com apresentação da lista de votantes, estudantes regularmente matriculados no curso, e ata de apuração das eleições.

Nenhum comentário: