segunda-feira, 30 de março de 2009

Ata da 7ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 7ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) Gestão 08/09

São Paulo, 7 de fevereiro de 2009.


Pauta:

1. Informes (a completar)
2. Kits e Camisetas (a completar)
3. Plano Municipal de Educação de São Paulo
4. Calendário/eventos
5. Tarefas

Presentes: Marcela, Gabriela e Fernanda da UNICAMP, Indira, Marco Aurélio, Maria Paula e Alessandro da USP/SP, Tatiane e Anelisa da UNIFESP e Carla do MACKENZIE

1. Informes:

Contribuição financeira para a dívida do ENEPe, discutida e aprovada na última reunião: Artur ficou de fazer o depósito para as meninas do ES. falta confirmar se isso foi feito.

USP: A calourada do CAPPF ocorrerá de 16 a 21 de fevereiro / A gestão do DCE fez uma proposta de regimento para o Congresso Nacional dos Estudantes, durante uma reunião de organização durante o FSM. O porém, é que tal proposta não foi discutiva em nenhum fórum da entidade / O DCE está sem a sede oficial mesmo tendo terminado a reforma do espaço, devido à questões referentes ao aluguel de uma parte do espaço para lojistas / O SINTUSP pretende fazer uma paralisação no dia 18/02 (dia da calourada unificada do DCE), para reinvidicar a reitegração do brandão, a negociação de uma carreira que atenda aos anseios dos trabalhadores, ente outras.

UNICAMP -

UNIFESP: Calourada na primeira semana de março

MACK: Já houve calourada

2. Kits e Camisetas (Tchela estava fazendo a relatoria)


3. PME

Indira – breve histórico
Secretário Schneider, convite à sociedade para partciparem do processo de construção do PME (Portaria n° 3.169 DOC 29/07/08) . Marcada reunião na SME, entidades e organizações se apresentaram nessa reunião e passaram a constituir a Comissão Organizadora do Processo de Construçaõ do PME .
Executiva recebeu convite e está participando do segmento UNIVERSIDADE. Gabi foi na primeira reunião, e depois Indira assumiu, tendo o Marco Aurélio como suplente.
O Plano Estadual de Educação também está começando a ser estudado pela sociedade, porém sem o estímuo do governo. Há proposta de tentar unir os dois processos.

Movimento Nossa São Paulo – Organização da sociedade civil.
Fizeram evento amplo para propor soluções em diversas áreas para cidade de São Paulo.
Neste evento o GT de Educação propôs a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Desde o princípio é um projeto para envolver toda sociedade.

Leitura de material elaborado pelo vereador Elizeu Gabriel do PT.

Macarena – propõem que em um outro momento estude-se planos municipais diversos para entendermos melhor. Mas agora deve-se discutir o que já tem sido proposto para a construção do Plano e o que a executiva propõem.
Anelisa – Acha que precisamos estudar mais o assunto pois estamos boiando.
Macarena – Há diferença entre fazer o plano enquanto documento e fazer a construção do plano. O momento agora é fazer a construção do plano.
Indira – Podemos pesquisar depois planos de outras cidades.
Tchela – De cara já temos posição, como por exemplo ser contra o segmento empresarial.

Leitura do documento de formulação da ETAPA PREPARATÓRIA:

Carla – Pondera sobre a priorização e participação da Executiva no processo do PME.
Tchela – Este processo pode ter como conseqüência algumas semelhanças com o PDE, porém é diferente pois o processo está sendo aberto, é possível participar de forma democrática.
Fer – Vendo a executiva participar pode criar “credibilidade” entre os estudantes, no sentido de se expor criando uma mobilização maior dos estudantes com a executiva.
Indira – Nós representamos estudantes, e a UMES não consegue representar estudantes e só a executiva está lá com a visão diferente do estudante. As propostas dos estudantes são sempre alternativas às propostas tradicionais.
Gabi – O PME é pauta de toda reunião e nós temos como hábito a avaliação e, se por algum motivo vermos como inviável, como contrário aos movimentos da executiva, aí nós saímos.
Alessandro – Essa movimentação tem que ampliar, pro estudantes. como fazer?
Fer – Teria como fazer como Extensão Universitária?
Indira – Nós já temos como proposta fazer a FEUSP como pólo, para seminários, palestras, discussões.
Gabi – Como extensão não cabe, a extensão tem que ter um objetivo e não cabe o vínculo da faculdade.
Macarena – A Executiva nem cabe tanto o PME, mas cabe o plano estadual. A executiva deve participar do processo mais com intuito de formação. Propõem fazer um ciclo de debates para discussão do PME, aproveitando inclusive as calouradas nas outras faculdade de São Paulo.

Anelisa e Tati estudarão o Plano Municipal de Guarulhos.

4. Calendário/eventos

Vistas nas universidades:
UNIFESP – calorada de 2 à 6 de março. Haverá um dia para apresentação dos cursos e dos CA’s existentes. Pode-se incluir a Executiva nesse dia.
(alguém de SP)
MACKENZIE – Inclusão do Mackenzie nas visitas. (alguém de SP)

Cancelamento do COPEPe desse semestre por inviabilidade e desmobilização.

Discussão da data do EPEPe:

Data proposta: 11 à 14 junho

Proposta de incluir no tema do EPEPe a própria Executiva.

Tati – sugere outra data pois o EPEPe em junho atrapalha a mobilização para o ENEPe

Possibilidades: final de abril ou 1° de maio

1° maio é inviável pelas mobilizações concorrentes.

Discussão sobre a sede: Araraquara descartado. Possibilidades: São Paulo e Campinas, por serem cidades onde tem coordenadores. USP tem problemas por conta da relação com o CAPPF. UNICAMP sediou o último evento.

Alessandro fala de mobilização dos estudantes para organizar o evento.
Indira propõem que procuremos todas as possibilidades e voltemos com elas na próxima reunião.

Até 1° de março: prazo para envio de propostas de sede por e-mail

Próximas Reuniões:

14 e 15 de março – USP
4 e 5 de abril
9 e 10 de maio
22 e 23 de maio (a ser avaliado em abril)
30 e 31 de maio – na sede do EPEPe

5. Tarefas

Revisamos toda a lista de tarefas discutindo por tópicos:

Site – Macarena não teve possibilidade de fazer nas férias, mas ele ficará pronto para divulgação do EPEPe

Prestação de contas – Fer verá no CAP a possibilidade de esquecer as dívidas do EPEPe 2008. Indira ainda não fez as contas da última gestão, mas está com todas as notas para fazer as contas da última e desta gestão. As novas compras para vendas no CAPPF não utilizarão mais dinheiro dos coordenadores, mas sim o dinheiro já arrecadado pelas vendas anteriores. Gabi vai mandar e-mail para Executiva capixaba pedindo prestação de contas da dívida do ENEPe.

Registro do Estatuto – Sem novidades. Aguardar passar o período de férias e carnaval.

Envio das Atas antigas no Blog e no grupo – Gabi está ainda organizando os arquivos para colocar em texto no blog e PDF no grupo. Também fica decidido que no máximo uma semana depois deve-se mandar a relatoria, para que haja tempo dela ser revista e aprovada e ser enviada como Ata junto as convocatórias duas semanas antes de cada reunião.

Organização dos eventos/calourada – Deliberações das pautas anteriores. Venda de rifas. Lista está na Ata de agosto.
(Meninas da UNICAMP, vcs poderiam reenviar as orientações para rifa e lista dos livros em um email a parte? só para facilitar)

Formação – Chamaremos ex-coordenadores da executiva. Zé Ibiapino, I-Juca Pirama, Gabiru, Ferrarezi para reunião de março para fazerem um histórico da EEEPe-SP.

Produção de Textos – Depois da reunião de formação, produziremos textos a partir das discussões realizadas.

Organização do arquivo – Em andamento - Responsável: Gabi

Divulgação das atividades – quando ocorrer com máxima antecedência e amplamente.

Oficina de Customização das camisetas e bolsas do ENEPe – tod@s, se possível para as calouradas

Contatos com Universidades e Escolas – sem novidades.

Próximas Pautas:

EPEPe
PME
Formação: Histórico EEEPe-SP
Avaliação CALOURADA 2009
Avaliação de TAREFAS

Nenhum comentário: