1ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) gestão 08/09
Campinas, 21 e 22 de junho de 2008
Participantes:
FERNANDA SETTI, GABRIELA VILHAGRA, GABRIELA CHIARELI, NÔVA BRANDO, MARCELA F. ESTEVES, MARCELA PERGOLIZZI, MARCELO BUENO
MERILIN BALDAN, CAROL FLORIDO, FLÁVIA BUENO E RAQUEL
Pauta:
Informes
Avaliação do XV EPEPe
Dívida com o CAP UNICAMP
Financiamento da EEEPe – SP
Organização da EEEPe – SP
Palno de Lutas do XV Encontro Paulista de Estudantes de Pedagogia (EEEPe - SP)
XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe)
Agenda
28º ENEPe
Curso de Pedagogia à Distância da UNESP
Greve dos professor@s do Estado de São Paulo
1. Informes:
Cada delegação presente precisa escrever os informes locais e enviar para serem incluídos aqui.
2. Avaliação do XV EPEPe
Conforme discussão sobre a avaliação do XV EPEPe , em um âmbito geral o encontro foi um espaço de formação política e cultural a todos os estudantes de pedagogia do Estado de São Paulo.
Formação de base a entidade abre precedente ao movimento estudantil para a participação
Das mesas; conversa mais formativa, formação política, valorização dela no sentido do por que participar do movimento político.
Um mergulho nos conflitos de convivência universitário, discurso viciado, interesses alheios, estratégia nas falas, criar um espírito coletivo, uma construção em conjunto, despertar o outro, aproximação entre os docentes pós-graduados, construção em conjunto e a amizade se pauta na militância.
Alguns problemas:Atividades paralelas na programação, horários atrasados, ex: fogueira, reuniões da executiva dentro do horário de programação, melhor divisão do horário.
Questões práticas como o comprometimento, disposição por parte da equipe de apoio,não houve divulgação nos lugares onde a executiva está presente, presença maior de pessoas de outros lugares.Não houve discussão prévia com todos da sede,sistematizar as necessidades, para facilitar a estrutura do evento. Houve um comprometimento maior do pessoal do CAP UNICAMP, faltou uma divulgação incisiva para @s estudantes. Má organização da plenária final, discussão antecipada planos de articulação da divulgação planejada não se realizou.
Sugestões:Avaliar antes (2 semanas) o número de inscrições confirmadas dos participantes de outras faculdades, para sim organizar a estrutura .
Centralizar um dia entre os quatro dias do encontro com mais atividades, para oferecer a oportunidade de quem não possa estar presente nos quatro dias. Montar a agenda de maneira que não comprometa e sobrecarregue a todos da organizações dos eventos, pois o FONEP realizado muito perto do EPEPe, sobrecarregando algumas pessoas e os detalhes acabam passando. Enfocar o caderno de formação na pasta, como um canal para viabilizar a o entendimento dos assuntos abordados. Organizar formativos sobre o EPEPe. Rigidez nos horários; insistir para as pessoas entregarem as propostas dos G.D’s por escrito,os digitadores dos documentos e mesários mais organizados, espaços para os movimentos estudantis (mas cuidado para na virar muro das lamentações) de forma que crie articulações
do movimento estudantil dentro do EPEPe;
Pontos Positivos:Dormitório, alimentação infra estrutura boa, espaço de formação muito bom, palestrantes de alto nível, encaixando os temas das mesas com o contexto do encontro, processo de desenvolvimento, formação durante e processual no sentido dos assuntos abordados, número de participantes foi bom devido ao esquema que foi organizado, pois o número de participantes sempre é agravante.
Proposta:Desenvolver um vídeo Completo de registro do Encontro e outro de divulgação do encontro(Raquel e equipe)
3. Dívida
Temos uns R$ 800,00 em caixa. Nossa dívida é de R$ 2.500,00.
Decidimos que o dinheiro que a EEEPe – SP tem e que conseguirá será para acertar a dívida com o CAP, tirando uma parte para pagar o cartório pelo registro da Gestão. De imediato negociaremos com o banco para congelar os juros da conta.
4. Financiamento da EEEPe - SP
Constatamos que a Executiva está com o caixa no negativo não há possibilidades de financiar suas reuniões e nem seus eventos. Pensamos em propostas para angariar fundos para resolver nossos problemas financeiro. O envolvimento deverá ser de tod@s @s coordenadores em tod@s as faculdades. O dinheiro arrecadado será remanejado para a dívida, depois metade vai para o nosso caixa e metade para subsídio de passagens.
Fizemos um cálculo e o local mais barato para realizar as reuniões é em Campinas. Para garantir que o maior número de coordenado@s possam participar da reunião, montamos um esquema de passagens em que somamos todos os valores e dividimos tudo por 16, que é o número de coordenadores desse gestão. Assim, a pessoa que morara mais longe, e provavelmente a passagem mais cara, não bancará tudo sozinha. Será um valor igual para tod@s. Fazendo as contas ficou 33,62. Mas precisamos urgente que cada coordenador de fora de Campinas fale o valor da passagem que gasta.
Como estratégias de financiamento pensamos em entrar em contato com sindicatos, manter uma integração, vínculo e apoio da executiva como APEOSP, SINPRO e ainda a ANFOPE. Pediremos apoio com as entidades filiadas como CA’s (tipo USP e UNICAMP). Venda de camisetas. Rifas, já programadas para agosto, novembro, fevereiro e maio. Faremos uma rifa no ENEPe que será um conjunto de livros de nossos professores. Podemos fazer também cestas musicais, entre outras.
Assim que conseguimos juntar dinheiro temos que reservar também uma parte para compra de material necessário para preservação dos arquivos da Executiva.
5. Organização da EEEPe – SP
Optamos por não fazer a leitura e início do planejamento da gestão pelo pequeno número de coordenadores que se encontravam. Fica como ponto de pauta da próxima reunião.
6. Plano De Lutas do XV EPEPe
Ao final do XV EPEPe o plano de lutas que ficou salvo com a Gabriela e com a Tchela está incompleto. Ele será enviado em anexo e as pessoas que tiverem feito anotações ou se lembrarem, por favor completem o plano para que lê possa ser divulgado nas listas e para @ paticipantes.
7. XX COPEPE
O XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia será nos dias 28 e 29 de setembro em São Carlos. O tema é Educação à Distância e a programação é:
Sexta-feira, dia 27 de setembro
Reunião de 24h (temos que ver que hora cada um poderá chegar)
Sábado, dia 28 de setembro
8h às 10h – Credenciamento
10h às 10h30 – Plenária Inicial
10h30 às 12h – Mesa de Abertura "O contexto político e as transformações da EaD" com o Profº. Dr. João dos Reis (UFSCar) e a Profª. Drª. Maria L. Belloni (UFSC)
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 16h – GD 1 – “EaD e Conjuntura”
16h30 às 18h30 – Mesa 1"As implicações Pedagógicas da EaD" Profª. Drª. Lígia Márcia Martins (UNESP) e com a Coordenadora da EaD (UFSCar)
18h30 às 19h30 – GD 2 – “EaD e Metodologia de Ensino”
21h ... – Atividade Cultural
Domingo, dia 29 de setembro
8h às 1h30 – Plenária Final
tentaremos organizar o alojamento no DCE, o banho será no ginásio, a alimentação será no bandejão no sábado e marmitex no domingo. Temos que fazer o caderno de formação. A divulgação será pelo blog, por correio e por e-mails. Tentaremos imprimir os cartazes e folders pela gráfica da universidade. O material de papelaria já temos. O preço estimado da inscrição para gar a alimentação e despesas é de 25,00 reais.
8. Agenda Sugerida
09 e 10 de agosto - Reunião Executiva em Campinas
06 e 07 de setembro - Reunião Executiva em São Carlos
28 e 29 de setembro – XX COPEPe
18 e 19 de outubro - Reunião Executiva em Campinas
15 e 16 de novembro - Reunião Executiva em Campinas
13 e 14 de dezembro - Reunião Executiva em Campinas
31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2009 - Reunião Executiva em Campinas
14 e 15 de março - Reunião Executiva na sede do XXI COPEPe
04 e 05 de abril - XXI COPEPE
25 e 26 de abril - Reunião da Executiva em Jundiaí
11, 12, 13 e 14 de Julho - EPEPe
9. 28º ENEPe
O 28º ENEPe será em Vitória, no ES, durante os dias 19 à 25 de julho. Esse encontro é estatutário e tem o númeor de vagas contadas, serão 150 para São Paulo. Maiores informações no site www.exnepe.org.
Temos que ler o estatuto e elaborar uma proposta de alteração. Prazo para ler o estatuto Nacional, a serem discutidos, os destaques e lista para discutir até 05/07/08 e apresentaras propostas e amadurecer as idéias, para a gestão de representação a nível nacional.
10. Curso de Pedagogia à Distância da UNESP
Serão abertos agora em agosto 5.000 vagas para o curso de pedagogia à distância. O Curso foi aprovado pelo Conselho de Graduação da UNESP a criação do curso e sua abertura tão imediata. Em apoio as mobilizações dos estudantes da UNESP e para nos manifestarmos contrári@s ao curso à distância faremos uma moção de repúdio ao curso e a sua implementação sem debate com as faculdades.
11. Greve dos professores do Estado de São Paulo
faremos uma Moção de Apoio á APOESP referendando suas mobilizações. Carol Florido ficou incumbida de enviar a carta por e-mail para elaborarmos.
12. Pauta da Próxima reunião
- Informes
- Organização da Gestão nas coordenações
- Calendário de atividades
- Boicote ao ENADE
- Avaliação e informes do 28º ENEPe
- I Encontro Regional Sul – Sudeste
- XX COPEPe
- Formação: Educação à Distância, leitura do texto feito pela executiva (prioritário), dos textos que serviram de base pra esse e de quaisquer outros que falem do tema. Os textos seguem em anexo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário