sábado, 14 de março de 2009

Ata da 2ª Reunião Ordinária da gestão 08/09

Ata da 2ª Reunião da EEEPe SP da gestão 08/09

Campinas, 09 de agosto de 2008

Pauta:

Avaliação e informes do 28º ENEPe (Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia)
Pendências XV EPEPe
III EEPEU (Encontro de Estudantes de Pedagogia da UNESP)
XI FONEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia)
XX COPEPe
Organização da Gestão
Calendário de atividades
Financiamento da EEEPe – SP
I Encontro Regional Sul – Sudeste
Boicote ao ENADE
Reunião da ExNEPE (Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia)
Formação: Educação à Distância
Pauta próxima reunião


Avaliação e informes do 28º ENEPe

Acho que cada um poderia escrever a sua avaliação, assim teremos certeza q nada foi esquecido. Colocarei abaixo as deliberações e informes gerais.

A comissão organizadora estimava pelo menos 2000 inscrições. Ao final do encontro tivemos apenas 640 inscritos, e mtos deles de sessenta reais, o valor mínimo sem alimentação. Esperando mais inscrições e num valor maior, e tendo q arcar com os gastos de uma estrutura para duas mil pessoas, a comissão organizadora ficou com uma dívida de aproximadamente trinta mil reais.
Várias estratégias foram tomadas para angariar dinheiro durante o encontro e pensamos em mtas outras para quando o encontro acabasse e tivéssemos q retornar para as nossas casas. Durante o encontro os matérias q sobraram, (bolsas, anais, colares e camisetas) bebidas, entre outras coisas foram comercializadas. A comissão organizadora tb contou com um empréstimo de dez mil reais feito por um estudante. Para o momento pró encontro pensamos em pedir dinheiro para as entidades de nossas cidades, mas principalmente a venda dos materiais que sobraram. Trouxe pra q SP venda 77 camisetas, 80 cds, e 77 bolsas. Elas já foram distribuídas para:

UNICAMP – 2 bolsas, 2 camisetas e 2 CDs
UNIFESP – 15 bolsas, 15 camisetas e 15 CDs
USP – 30 bolsas, 30 camisetas e 30 CDs
UNIAnchieta – 8 bolsas, 8 camisetas e 8 CDs
PUC SP – 15 bolsas, 15 camisetas e 15 CDs
UNESP RC - 10 bolsas, 10 camisetas e 10 CDs

Os preços mínimos para vendermos os materiais:
Camisetas – R$10,00 cada
Bolsas - R$10,00 cada
CDs - R$3,00 cada
Camisetas + Bolsas - R$15,00 cada
Camisetas + Bolsas + CDs - R$17,00 cada

Decidimos que, no mínimo, o dinheiro da venda dos materiais será enviado para o ES. Caso tenhamos uma situação financeira mais estabilizada reavaliamos o ponto.


Pendências XV EPEPe

O plano de lutas e o novo estatuto da Executiva não foi enviado ainda para a lista pois está incompleto. Indy se responsabilizou por e arrumar o estatuto, pis tinha todas as modificações anotadas e Artur se responsabilizou por olhar e arrumar o plano de lutas, já que estava no computador na hora da plenária final. Não tiramos data fixa, mas terá q ser o mais rápido possível. Ambos seguem em anexo no e-mail.


III EEPEU (Encontro de Estudantes de Pedagogia da UNESP)

Dalila mostrou a programação do encontro e convidou a tod@s a participar do encontro. Será em Marília, nos dias 16 e 17 de agosto. O tema é “Reforma Universitária: construindo um projeto de reforma universitária”. Segue me anexo o panfleto do encontro.


XI FONEPe (Fórum Nacional de Entidades de Pedagogia)

Não enviamos para a lista da Executiva Nacional o plano de lutas e a prestação de contas. Recebemos do Dani, PR, o plano de lutas e o Macarena enviou a prestação de contas. Perguntamos para a Maria Paula se ela sabia dos seis mil reais, se ele realmente havia sido devolvido e não foi. A FAFE está enrolando para dar a conta pra depósito pq não quer receber esse dinheiro de novo, não teria como justificar a entrada desse dinheiro. Pelo que nos falou o dinheiro ainda está na conta do CAPPF. Assim pedimos para a Maria, Macarena e Indy pedirem na reunião do CAPPF o extrato da conta e enviarmos ara lista da nacional o plano de lutas, a prestação de contas e o extrato mostrando aonde está o dinheiro atualmente.

XX COPEPe

A Merilin não pode vir na reunião então mandou algumas pendências e informes por e-mail. Seguem suas falas e nossas sugestões e propostas.
“Eu já havia encaminhado o projeto do XX COPEPe e, exceto a Carol, ninguém mais comentou nada. Se a construção é coletivo, faltam os pitacos. Encaminho-o novamente junto com a proposta de cartaz, sim, será somente ele e preto e braco, nada de arte.

Preciso de sugestões para a Programação: nomes e que atendam os seguintes critérios!!!”

Programação:

Sexta – feira
Reunião 24h

Sábado
Manhã
8h às 10h – Credenciamento
10h30 - Mesa de Abertura "O contexto político e as transformações da EaD", Profº. Dr. João dos Reis (UFSCar) - confirmado, contra a EaDProfª. Drª. Maria L. Belloni (UFSC) [como não podemos trazer ninguém de fora pensamos em pessoas q estivessem mais próximos. Seriam, respectivamente, o Profº. Dr. Sergio Miranda (UNICAMP) ou a Prof.ª Dra. Stela Picones (USP)]
12h – Almoço
Tarde
13h30 - Grupo de Discussão 1 – EaD e Conjuntura
16h - Mesa Redonda "As implicações Pedagógicas da EaD", Profª. Drª. Lígia Márcia Martins (UNESP) - eu ainda não confirmei, mas tenho substituto para ela, defende o ensino presencial e a interação professor aluno, o problema do substituto é se for a coordenadora do EaD daqui, gostaria q fosse de outra universidade: Unesp/Unicamp - q sei q tem/pretende ter esta modalidade de ensino
Coordenadora da EaD (UFSCar) - não falei nada, mas para ela, a "interação professor - aluno é mais enriquecedora que a relação presencial".
Noite
18h às 19h30 – Jantar
20h - Grupo de Discussão 2 – EaD e Metodologia de Ensino
22h - Atividade Cultural [Surpresinha com horário para acabar!]
Domingo
Manhã
7h30 – Café da Manhã
8h30 – Cine-Debate [Minha vida de João / Nascidos em bordeis / Educação de pequena arvore]
10h – Plenária
Tarde
12h – Almoço
16h – Encerramento

“Problemas em relação alojamento e a alimentação, embora não fiz um orçamento sistemático, consigo o proposto por 15,00 [3 refeiçoes e 1 café da manhã], preciso ver em relação ao aloja, essa semana eu posso fechar isso. [é possível reservar as marmitas, mas não necessariamente encomendá-las? É q principalmente na janta a gente costuma comer em outro lugar, daí fica mais interessante cada um sair pra comer numa lanchonete ou algo do tipo...]

Inscrições: penso em 25,00 considerando esses problemas, caso tenha q pagar o aloja ou ainda para financiar os custos de transporte dos palestrantes e demais despesas... A Tchela, havia sugerido 20,00, para isso, precisamos saber quanto a executiva tem em caixa e quanto poderia disponibilizar. Penso em 30 inscrições. Só entrará em estiver credenciado: o uso do prédio no fds e já roubo de equipamento do mesmo, não iremos arriscar em ficar com a responsabilidade da entrada aberta dos alunos. [Achamos que as inscrições devem ser exatamente o preço das despesas, com passagem, certificados, estrutura... se eu não me engano, pessoas POR FAVOR, ME CONFIRMEM ISSO!!!]

Formação EaD
Acho pertinente a leitura dos textos e as discussões entre os coordenadores. Mais fundamental ainda, a possibilidade de mesas pré-copepes nas universidades.

"O que eu falaria na reunião nesta pauta": É impreterivel marcar a distinção entre o Uso da Tecnologia em Sala de Aula e o Ensino pela TEcnologia. A primeira [o uso] jamais substituirá a interação entre professor-aluno "o ensino", já segunda [EaD] substitui a relação professor-aluno pela tecnologia, fazendo da discussão da informação em conhecimento, e, como atualização do tecnicismo educacional, acirra mais ainda a separação entre os que pensam [elaboram o material e propoem a atividade, sem nenhuma devolutiva] e os que fazem [monitores que aplicam e corrigem este material]. Essa distinção é fundamental para não fazer uma defesa a uma modalidade de ensino pensando na tecnologia, afinal, são pressupostos e usos distintos. [vamos colocar a formação de EaD como ponto de pauta da próxima reunião.]”


Organização da Gestão

Fizemos a leitura das coordenações, conforme estão no estatuto, e depois cada coordenador que estava presente na reunião escolheu a/as que mais interessassem. Os que não estavam por favor escolham alguma coordenação. Para a próxima reunião teremos que trazer um projeto do que esperamos para a coordenação que escolhemos, como um plano de metas, para tentarmos nos organizar coletivamente. Lembrando que a divisão das coordenações não restringe a atuação de tod@s, apenas encabeça um responsável pela articulação de uma determinada tarefa, dada nossa distância e a periodicidade dos encontros. Tod@s sempre somos responsáveis por tudo junt@s!

Coordenação Geral – Gabi
Coordenação de Regionais –
Coordenação de Secretaria – Gabi e Indy
Coordenação de Finanças – Maria Paula e Indy
Coordenação de Assuntos educacionais – Merilin e Tchela
Coordenação de Cultura e Extensão – Maria Paula e Macarena
Coordenação de Formação Política – Artur, Tchela e Merilin
Coordenação de Comunicação – Indy e Macarena
Coordenação de Escolas Pagas – Artur e Marcelo
Coordenação de Escolas Públicas –

Não há um número máximo para cada coordenação, e não necessariamente precisa estar em várias delas. Se, por um acaso, todas as coordenações não forem preenchidas não tem problema, na reunião vemos o que podemos fazer.
Aos que forem escrever o projeto das coordenações junte - se com seus pares, assim teremos um projeto das duplas ou trios, e não de um somente da coordenação. Quem quiser eu tenho o projeto das 2 gestões anteriores, dá pra servir de base. È só pedir q eu mando.


Calendário de atividades

Pensamos nas datas das reuniões já para toda a gestão, ficando, dessa forma, mais fácil nossa organização. E tentamos estabelecer mais ou menos nosso calendário de outras atividades. Já q passou algum tempo desde a reunião, vou atualizando com o q der.

Setembro
06 e 07 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
27 e 28 – XX COPEPe em São Carlos
Outubro
11 e 12 – Reunião da ExNEPe no ES
25 e 26 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
Novembro
9 – ENADE
15 e 16 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
Dezembro
13 e 14 - Reunião da EEEPe SP em Campinas
Janeiro/Fevereiro
30 de janeiro e 01 de fevereiro - Reunião da EEEPe SP em São Paulo
Março
14 – II Seminário de Pagas
15 - Reunião da EEEPe SP em São Paulo
Abril
4 e 5 – XXI COPEPe sem sede
25 e 26 – Reunião da EEEPe SP em Campinas
Maio
16 e 17 - Reunião da EEEPe SP em Jundiaí
Junho
11 a 14 – XVI EPEPe em Jundiaí


Financiamento da EEEPe – SP

A Executiva conta com uma dívida de aproximadamente R$2.300,00 reais com o CAP da UNICAMP. Temos aproximadamente R$600,00 em caixa. Decidimos que faremos, a cada 3 meses, uma rifa. Continuaremos e intensificaremos nossas vendas de coisas em nossas IES para juntar dinheiro e com relação a as passagens decidimos q a reunião será aonde for mais barato,entre outras formas de doações como o Livro Ouro, ou sindicatos e CAs. E para garantir que a maioria dos coordenadores possa viajar vamos juntar o dinheiro das passagens de todo@s q vem de fora da cidade e dividir pelo número de coordenadores, assim reduzimos um pouco os custos de tod@s.
Para as rifas conseguimos doações de alguns livros, e pensamos em rifa-los, assim não temos custo. É necessário que cada coordenador tente com os profesores/professoras das suas IES doações de livros para aumentarmos cada vez mais nossa oferta. Teremos rifas nos meses de Agosto, novembro, fevereiro e maio. Cada IES ficará responsável por um bloquinho de cem unidades de rifas pra vender e venderemos o mesmo prêmio em todos os lugares. As rifas serão sorteadas na reunião do mês seguinte ao da rifa. Caso @s coordendor@s não consigam vender todas as rifas terão que de alguma forma dar o dinheiro da venda. As rifas serão vendidas por R$2,00.
Para esse mês os livros serão:
1º prêmio
“O mundo da escrita no universo da pequena infância’, org. de Ana Lúcia G. de Faria e Suely A. de Mello. Editora Autores Associados, 2ª edição, 2007;
“A nova lei da Educação”, Dermeval Saviani. Editora Autores Associados, 9ª edição, 2004;
“Novas tecnologias, trabalhos e educação: um debate multidisciplinar”, orgs. Celso João Ferretti, Dagmar m. L. Zibas, Felícia R Madeira e Maria Laura P. B. Franco. Editora Vozes, 9ª edição, 1994.
Revista Zetetiké, Vol. 14, nº 26, julho/dezembro de 2006
“Formação moral em Rawls”, Sidney Reinaldo da Silva. Editora Alínea, 2003;
2º prêmio
“As Crianças e as idéias de número, espaço, formas, representações gráficas, estimativa e acaso”, orgs. Anna Regina L. de Moura e Celi Aparecida E. Lopes. Gráfica Fé/UNICAMP, CEMPEM, 2003;
“O tempo no cotidiano infantil”, org. Anna Bondioli. Editora Cortez;
“Escola e Democracia”, Dermeval Saviani. Editora Autores Associados, 37ª edição, 2005.
3º prêmio
Revista Pro – Posições, vol. 13, nº 37, janeiro/abril de 2002.
“A criança na fase inicial da escrita: alfabetização como processo discursivo.”, Ana Luiza Bustamante Smolka. Editora Cortez, 12ª edição, 2008.

Como só estou enviando os livros imagino que não vendemos mtas rifas. Sugiro que pensemos na reunião em como adiar essa rifa sem prejudicar as demais.


I Encontro Regional Sul – Sudeste

Depois de muito debate decidimos que não encabeçaremos a construção do encontro regional por hora por entender que ele sua proposta não está concreta e que a idéia de não ter encontros nacionais seria justamente pra intensificar nossa organização. Mas colocamos o ponto para ser reavaliado em próximas reuniões quando for necessário.


Boicote ao ENADE

Conforme consta em nosso plano de lutas somos contra o ENADE e teremos que organizar o boicote da prova, a se realizar em 9 de novembro. No entanto Dalila e Marcelo colocaram uma situação nova. As UNESPs, dentre outras IES como a UNIAnchieta, pediram para serem avaliadas pelo ENADE, diferente da USP e UNICAMP, por exemplo. Assim, a nota que for tirada pode influenciar no funcionamento da IES, conforme consta na legislação. Isso se torna mais preocupante pois as IES tem sido fiscalizadas e podem ser penalizadas até com o fechamento da instituição, caso a nota seja baixa.
Se pedirmos para essas IES não fazerem a prova, suas instituições podem fechar e @s estudantes não terão como se formar. Para saber mais e nos preparamos melhor deixamos como ponto de pauta de formação para próxima reunião o ENADE.


Reunião da ExNEPE

Sugerimos que a reunião da ExNEPE aconteça no ES e nos dias 11 e 12 de outubro. Como pauta fica a organização da ExNEPE de acordo com suas coordenações estatutárias, Avaliação do 28º ENEPe, dívida da comissão organizadora e boicote ao ENADE.


Formação: Educação à Distância

Ponto de pauta para próxima reunião.


Pauta próxima reunião

Formação: Educação a Distância e ENADE
Plano Municipal de Educação de São Paulo
XX COPEPe
Sugestão de organização da ExNEPe

Nenhum comentário: