segunda-feira, 30 de março de 2009

Ata da 5ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 5ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe - SP) Gestão 08/09


São Paulo, 23 de novembro de 2008.


Pauta:

Informes
XX COPEPe
Avaliação do ENADE
Alteração e planejamento das coordenações
Plano Municipal de Educação de São Paulo
Calendário do semestre que vem (eventos e reuniões)
Formação: O que achamos que a Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo é? Como fica nossa atuação nela?

Presentes: Raisa (UNIFESP-Guarulhos), Marco Aurélio - Macarena (USP-SP), Indira (USP-SP), Artur (PUC-SP) e Marcelo (UNIANCHIETA- Jundiaí)


INFORMES
UNIFESP: Formação do Centro Acadêmico de Pedagogia “Cecília Meireles” em 2007, gestão atual - “A hora e a vez” com 15 pessoas. Financiamento do C.A. - auto-gestão dos estudantes no geral com vendas e festas; há uma proposta que está sendo discutida de que o valor arrecadado com os aluguéis do campus (xerox, lanchonete) seja revertido para os CA's e estudantes (no caso de não haver CA). O Movimento Estudantil na UNIFESP está bem articulado e mobilizado em torno das reivindicações como por exemplo na questão da assistência estudantil que é um dos maiores problemas enfrentados atualmente (cota de impressão por aluno - 50 por mês). Situação do campus: Restaurante Universitário a ser aberto; os cursos de Pedagogia, História, Filosofia e Ciências Sociais já funcionam no campus de Guarulhos; serão abertos mais dois cursos em 2009: História da Arte e Letras; a cada ano ingressam 60 alunos por curso/período. O espaço físico do CA são duas salas de aula para todos os cursos, mas há uma proposta de que no ano que vem este espaço estudantil saia do campus; os alunos defendem um espaço maior porém dentro do campus mesmo – uma carta já foi escrita com esta reivindicação. FESTA DA PEDAGO: 10/12 (indicativo). CALOURADA: comissão organizadora a ser formada – início da aulas 02/03, depois dos veteranos que começam em fevereiro.
PUC: Processo Eleitoral para reitor – os estudantes votam e apesar de não terem um Diretório Central, eles se organizam minimamente e não se sentindo contemplados pelas opções de candidatos, “formaram” uma chapa alternativa com Florestan Fernandes para reitor e Maurício Tragtenberg para vice, porém tais votos (nulos) não foram nem para contagem total de votos. Reitor eleito foi Dirceu de Melo. Situação do campus: a Igreja Católica se transfigurou na Fundação São Paulo, atual mantenedora da PUC; proposta de um novo estatuto da PUC = redesenho da universidade; foi criado o SAE (serviço de atendimento ao estudante) que centraliza o atendimento para todos os estudantes e sendo assim, extintas as secretarias dos cursos. CONGRESSO DA PUC: organizado pelos 3 setores (estudantes, professores e funcionários) e aberta à participação dos mesmos com voz e voto – foi positivo no sentido do debate porém, sem grandes possibilidades de deliberações. Há uma mobilização para ida ao Fórum Social Mundial em janeiro com possibilidade de conseguirem ônibus. Centro Acadêmico da Educação (CAE) – gestão atual com 5 pessoas do matutino; possuem um espaço físico.

USP: Eleições para o DCE nessa semana – chapas concorrentes: “Nada será como antes”, “Baião de todos”, “Território livre”, “AJR” e “Que picadeiro é esse?” UNIVESP: debate realizado pelo Centro Acadêmico Professor Paulo Freire, Centro Acadêmico da BIOlogia e DCE no dia 18/11 na Faculdade de Educação que contou, entre outros nomes de professores e estudantes, com a participação do presidente da ADUSP César Minto; o debate foi marcado por várias críticas e questionamentos devido à falta de discussão de tal projeto e sem a aprovação dos novos cursos em instâncias como o Conselho de Graduação da USP; o movimento na USP e de incentivar ainda mais o debate sobre o tema. Situação do CAPPF - gestão atual “Viramundo”– estatuto não-registrado, esvaziamento da gestão, discussões sobre a função e o espaço do CA pelos estudantes da FEUSP. Grupos de discussão marcados para discutir a relação do CAPPF com a EEEPe-SP não ocorreram por falta de quórum. CALOURADA: estão sendo realizadas reuniões organizativas para a calourada e a executiva (se quiser) tem um espaço para se apresentar durante a semana de recepção aos calouros.

UNIANCHIETA: Situação do campus: reestruturação do curso com demissão de antigos e mais militantes professores, novas contratações (a um menor custo) já foram realizadas; há possibilidade da diretora do curso sair também; construção de 2 novos pólos da UNIANCHIETA em Várzea Paulista e Cajamar (com curso de Pedagogia). Houve eleição para o DCE com uma pessoa da pedagogia na única chapa inscrita (do PSDB), mas que até agora não se mobilizaram muito.
EPEPe não há mais possibilidade de Jundiaí sediar o encontro, devido ao contexto político da UNIANCHIETA e da situação pessoal dos membros da executiva que aproveitam a ocasião para comunicar o desligamento de ambos por motivos pessoais.

è Sobre a questão do EPEPe a Indira coloca uma observação: “Gostaria de relembrar que no último EPEPe em Campinas, no momento em que surgiu a proposta de levar o próximo encontro para Jundiaí, eu coloquei uma preocupação com relação ao que diz o estatuto no Artigo 7º – Da realização do EPEPe - parágrafo 3: A escola que sediará o próximo EPEPe deve atender a critérios como participação no movimento estudantil de Pedagogia, estrutura física e recursos humanos. Questionei se Jundiaí atendia a tais critérios e como disse na ocasião eu repito agora: não estou questionando o engajamento e força de vontade que o Marcelo e a Maíra apresentaram em participar do movimento estudantil da Pedagogia, mas sim se a instituição estava preparada para levar o encontro para sua cidade. A minha observação vai no sentido de tomarmos mais cuidado nas próximas vezes tanto com relação ao que diz o estatuto quanto à indicação de sede para nossos eventos”.

Informes encaminhados por email:
UNICAMP: Situação do curso: Aconteceram, do dia 03 de novembro ao dia 07 de novembro as eleições para CAP, Representante de Unidade e Representante Discente na Congregação; para o CAP foram 3 chapas inscritas, "A gente não quer só comida", "Primavera nos Dentes" e "AJR - Construir o CAP pela base"; a vencedora foi a "A gente não quer só comida"; foram 208 votos de aproximadamente 400 votantes. A Faculdade de Educação está revendo sua política de estágios para os cursos de licenciatura; a nova proposta pretende reorganizar como os departamentos assumirão os estágios e como eles serão realizados pelos estudantes. Situação do Campus: Aconteceram, do dia 03 de novembro a 07 de novembro, as eleições para DCE e Representantes discentes para Conselho universitário e Comissão Central de Graduação; para DCE foram 3 chapas inscritas, "AJR - construir o DCE pela base", "É preciso navegar" e "Nada será como antes"; a chapa vencedora foi "É preciso navegar".
UFSCAR: Situação do Campus: Mudança de gestão da Reitoria, do Centro de Educação e Ciências Humanas e do Centro Acadêmico de Pedagogia. Processo eleitoral da diretoria do DCE Livre – UFSCar; apresentação das propostas de chapa nesta segunda-feira. Situação do curso: Processo eleitoral para Coordenação do Curso de Pedagogia - problemas de inscrição de chapa, pois, ninguém queria assumir a coordenação, o que acabou prorrogando a data; atualmente, há uma chapa inscrita; semana que vem ocorre o 'debate', digo, a apresentação das propostas da chapa e, logo em seguida, a eleição; a importância dessa eleição se deve ao fato de no ano que vem a pedagogia expandir sua atuação para o curso noturno.


ESTATUTO: A Indira está buscando ajuda com os advogados do SINPEEM com relação às possíveis correções e adequações em nosso estatuto para enfim poder registrá-lo.


2. XX COPEPe

Contribuições por email:
Tchela e Gabi: Achamos muito ruim a Executiva colocar o COPEPe para essa data (dia 13 e 14). É bem no final do semestre, final de ano. Além do principal, estamos com uma executiva desestruturada, vamos fazer o evento para que? Se contestamos tanto os atos da Executiva Nacional de querer fazer encontros mesmo com várias dificuldades de se organizar e de condições materiais, fazer o encontro agora é repetir o mesmo erro. Imaginamos tb o quanto foi foda pra sede agendar o evento, principalmente pensando que está sozinha e se formando. Mas ainda assim pensamos que o evento tenha que ser remanejado para o primeiro semestre do ano que vem, logo no início, para fazer parte da programação dos calouros, época tb que imaginamos que já tenhamos nos estruturado melhor. Daí faríamos um COPEPe só.

Merilin: Não sei o que dizer. Talvez fosse a melhor opção mesmo, mais aí eu preciso da decisão o quanto antes. Posso, talvez, ainda ficar responsável. A estrutura do COPEPe está legal, só não sei se conseguiria ser na UFSCar. De qualquer forma, se fizermos apenas um COPEPe, gostaria de mandar um carta aberta a lista dos estudantes apontando as problemáticas do processo e, também, apresentar as discussões sobre o tema. Posso fazer isso e encaminhar para a apreciação dos coordenadores, antes de mandarmos para a lista geral.

Encaminhamento da reunião: Houve total concordância dos presentes com as colocações dos emails e portanto, aprovamos o adiamento do XX COPEPe para o primeiro semestre de 2009, bem como a proposta da carta aberta aos estudantes a ser escrita pela Merilin colocando os motivos para tal decisão.

3. Avaliação do ENADE

Contribuições por email:

Tchela e Gabi:Nos sentimos muito incomodadas com a nossa falta de mobilização coletiva no dia do ENADE. Não sabemos como foram nos outros lugares, mas por Campinas não nos organizamos para o boicote. E principalmente, a executiva não se organizou para tal... passamos batido pelo dia! Não conseguimos resolver nosso impasse em reunião ordinária e acabamos não divulgando nossa contrariedade com a forma com que as IES são avaliadas, nem sobre o boicote e muito menos sobre o que realmente consideramos como um projeto real de avaliação. Acho que ficou muito ruim para a entidade que tirou posições contrárias ao ENADE em vários encontros e espaços de discussão e deliberação. Não quero com essa fala jogar nada pra cima de ninguém. Imagino que esse incômodo tenha sido coletivo, afinal sabemos a importância de a executiva se manifestar e se organizar contrária a essas políticas. Achamos que isso tenha que ser discutido e pensar no que faremos. Seria interessante que a gente tivesse os informes dos locais que temos contato que prestaram a prova pra a partir daí analisarmos como encaminhar com relação a isso.

Merilin: Penso de forma diferente, e podem jogar pedras. Acho que o ENADE, com a consolidação da EaD, merece um re-debate, profundo. Não basta, nós que supostamente temos um aprofundamento na discussão, que conhecemos a argumentação dos reais motivos do boicoto, levar a frente uma mobilização desconhecida pela base, que acaba aderindo por motivos outros e quando questionadas do porque do boicote respondem clichês. Eu vi isso, me assustei. Fui questionada, como podemos permitir isso. Segundo ponto, com os cursos a distância, pelo que vejo, na UFSCar, que tem as duas modalidades, os resultados serão contrapostos, e sinceramente, se à distância, que ainda não tem uma corrente de mobilização tirar nota maior, justifica a extinção dos cursos presenciais, mais onerosos ao estado e com qualidade inferior - segundo a prova; pois desconsidera o boicote. A galera presencial da UFSCar, fez boicotes individuais, alguns por saberem da discussões, outros pelos prazos de entrega dos trabalhos finais. É, a rapadura é doce, mais nada mole.
Informes dados na reunião sobre este ponto:
UNIFESP: houve uma pequena mobilização com material do ANDES distribuído pela CONLUTAS
PUC: houve uma mobilização pelo boicote antes e também no dia da prova
USP: A USP não realiza a prova e não houve nenhuma mobilização para discussão do tema
UNIANCHIETA: a prova foi realizada mas sem nenhuma mobilização de boicote
Encaminhamento da reunião:

Ocorreram algumas pequenas mobilizações locais, porém a executiva não se organizou em torno dessa pauta. Proposta – indicativo do tema AVALIAÇÃO para o próximo EPEPe, incluindo a discussão do ENADE.

4. Alteração e planejamento das coordenações

Contribuições por email:

Gabi: Das coordenações me desculpem, não consegui mandar e-mail para a Indy para planejar a coordenação de secretaria e nem para o Artur para pensar a Executiva Nacional. Mas do que havia pensado por alto é de, com relação a secretaria, conforme consta no estatuto, confecção das atas e demais registros burocráticos da executiva, desde atas, arquivos e até no cartório, maior divulgação das atas e atualização das mesmas no blog, organização do armário e registro de todo "bem" ou material que é da executiva para dar ciência a tod@s e futuras gestões. Da coordenação da Nacional procurar manter o diálogo o mais freqüente e presencial possível entre os demais membros dos outros estados, ajudar o máximo possível na construção do ENEPe Pernambuco, estar presente nas reuniões da nacional, trazer os informes nacionais, mandar os informes estaduais e divulgar em todo o estado a lista pedagogiaestudantes@yahoogupors. com.br para que tod@s possam se integrar dos informes e atividades nacionais. Com relação a coordenação Geral tenho sentido um grande incômodo. Pelo que entendo essa coordenação deveria """organizar" """ e """centralizar" "" as várias regiões e coordenadores, ou seja, de alguma forma tentar manter contato para informes ou responsabilidades a cumprir. Até agora não conseguimos aprovar atas antigas pra enviar para a lista, mando os e-mails e pouquíssimas pessoas respondem, nossas reuniões estão cada vez mais reduzidas de dias, de pessoas e conseqüentemente de pautas. Mas acredito que para discutir essas funções seria necessário estar presente para pensarmos assim coletivamente quais são os deveres da executiva e de suas coordenações. Deixo então aqui só o meu incômodo, e para outras reuniões pensamos nisso de forma mais completa.

Tchela: Penso que antes de cada um ver o que a coordenação que se comprometeu a encabeçar deva fazer, necessitamos, de fato, discutir a quantas anda nossa organização. Infelizmente não posso estar aí e, mais uma vez, não estarão todos os membros presentes talvez postergando mais uma vez essa pauta. Não vejo muito sentido eu escrever aqui que penso que a coordenação de Assuntos Políticos, por exemplo, deva estar ligada nas últimas políticas públicas lançadas pelos governos estadual e federal lançando um informativo X para a coordenação sendo que, hoje, não estamos sabendo como tocar essa "gestão" de maneira geral.
Merilin: Bom, que me lembre gostaria de ficar com assuntos políticos, como anteriormente, ou a de assuntos educacionais. Não posso ficar sozinha, aliás, acho que as coordenações de quem se forma e que não irá continuar [Eu, GAbi e Tchela] deveriam ser acompanhadas pela galera nova que dará continuidade a entidade. Nós, em outros espaços, faremos a divulgação que nos cabe em acreditar nessa entidade, apesar de seus problemas.

Encaminhamento da reunião: Tal pauta depende realmente primeiro de uma avaliação da coordenação como um todo e isso só será possível com tod@s @s coordenadores presentes. Esta pauta entrará novamente para a próxima reunião.

5. Plano Municipal de Educação de São Paulo

Contribuições por email:

Tchela e Gabi: 1-) Indy e demais paulistan@s que estão acompanhando de perto as reuniões, como estão as atividades agora? 2-) Pelo que lembramos seriam as discussões entre as escolas e os GTs temáticos, ou nos enganamos? Se for, ou se já tiver previsão de como e quando serão esses espaços, temos que nos organizar para discutir os temas e tirar posições em reuniões ordinárias. 3-) Como estão as participações dos movimentos sociais (sindicatos e UBES principalmente) ? O que eles tem falado e como tem reagido? 4-) Outra dúvida, como ficou a situação depois da eleição? Sabemos que não mudou o partido do governo, mas as vezes poderia ser só medida eleitoreira e com a vitória houve mudança de planos..... 5-) Uma última coisa, não achamos muito legal a divulgação dos informes sobre o plano sem antes conferência d@s coordenadores na lista da coordenação. Todas as ações da executiva a gente manda pelos e-mails da executiva e após consulta de tod@s. O e-mail mandado para a lista da nacional, da estadual e coordenação foi de um e-mail pessoal e sem prévio aviso aos coordenadores, sendo que é uma ação da executiva, e não de uma pessoa. Quisemos colocar isso não para causar intrigas nem desavenças, mas pq não achamos legal e para, na nossa opinião, evitar que isso aconteça novamente por qualquer um de nós.

Merilin: Também concordo com o colocado acima. Inclusive, 6-) sugiro que no atual momento da executiva, nós apenas acompanhamos as discussões e atualizarmos os estudantes, sem fazer parte do processo burocrático, uma vez que o acompanhamento e divulgação de tudo não tem passado pelas reuniões e nem em nossa suposta formação. Colocar a executiva como parte da elaboração do plano municipal, por melhor que seja, é questionável pelos motivos acima apresentados.

Indira: Vou comentar os pontos colocados pelos emails: 1-) Não consegui reunir e enviar as relatorias das reuniões realizadas até agora e o máximo que consegui fazer foi enviar aquele informe com as informações mais importantes até o momento. Porém, me comprometo a manter a executiva mais atualizada dos próximos passos do processo e pretendo enviar todo o material que eu tiver até a nossa próxima reunião, já colocando este ponto novamente na pauta. 2-) Até agora, a comissão que está organizando o processo de construção do Plano Municipal, não avançou além de tarefas burocráticas como por exemplo melhorar a comunicação interna entre seus membros. A etapa de levar as discussões para as escolas ainda não tem previsão certa de acontecer. 3-) A participação dos movimentos sociais está sendo bem democrática e participativa, tal como foi proposto no início do processo. Todos têm direito a voz e voto e não houve nenhum conflito politico até agora, tirando um episódio ocorrido durante a reunião com secretário em que o presidente do SINPEEM, Cláudio Fonseca, apareceu pela primeira vez e demonstrou claramente o quanto ele é amiguinho do secretário, mas isso eu explico melhor na relatoria de tal reunião. A garota que está representando a UBES não tem grande participação nas reuniões, apesar de ter uma boa freqüência. 4-) Depois das eleições, até agora continuou a mesma coisa, inclusive o secretário. E ao que tudo indica, o processo terá sim uma continuidade conforme estava previsto. 5-) Quanto à minha decisão precipitada de enviar o informe para todas as listas ao mesmo tempo, peço desculpas, não tive nenhuma intenção de passar por cima de qualquer instância dessa entidade, muito menos de seus coordenadores. Como já disse, foi uma decisão precipitada pois sabia que tais informes já estavam bastante atrasados e não achei que alguém seria contra alguma coisa que estava relatado no informe, o qual tentei ser o mais fiel possível ao que estou acompanhando. Prometo que isso não acontecerá novamente. 6-) reafirmo a importância da executiva estar participando de tal processo e não acho que nos afastamos conseguiremos manter os estudantes informados pois como disse, a etapa ainda está na elaboração do plano. O problema de divulgação na coordenação eu já disse que me comprometo em consertar, agora as discussões e formação da executiva não dependem só de mim para acontecerem.

Marco: Reforça a questão de que a decisão da executiva ter entrado para tal comissão foi tirada em reunião ordinária da entidade e portanto a tarefa de acompanhar o processo é de tod@s @s mebr@s da executiva e não apenas de alguns membros.

Encaminhamento da reunião: Maior divulgação na coordenação da executiva sobre o andamento do processo de elaboração do plano e permanência da EEEPe-SP como uma das entidades na comissão de tal processo.

6. Calendário do semestre que vem (eventos e reuniões)

7. Formação: O que achamos que a Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo é? Como fica nossa atuação nela?

Tais pontos não foram debatidos e ficaram para a próxima reunião da executiva, a qual ficou marcada para os dias 13 e 14 de dezembro, uma vez que o COPEPe foi adiado.

Nenhum comentário: