segunda-feira, 30 de março de 2009

Ata da 4ª Reunião Ordinária da Gestão 08/09

Ata da 4ª Reunião Ordinária da Executiva Estadual de Estudantes de Pedagogia de São Paulo (EEEPe – SP) gestão 08/09

Campinas, 11 de outubro de 2008.


Pauta:

1. Informes
2. XX Conselho Paulista de Entidades de Pedagogia (COPEPe)
3. Formação Educação à Distância (EaD) e Exame Nacional do Ensino Superior (ENADE)
4. Plano Municipal de Educação de São Paulo
5. Remanejamento e projetos das coordenações
6. Sistema Público Nacional de Formação de Professores
7. Dívida 29º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe)

1. Informes

USP: 1)Acontecerá um GD para discutir a relação do CAPPF com a EEEPe – SP. Até então sem certeza da data. 2) O dinheiro, aproximadamente R$6.000,00, das inscrições do XI FONEPe foi devolvido para a FAFE (Fundação de Apoio a Faculdade de Educação da USP).
PUC: 1) Acontecerão as eleições para reitor e 1 professor da FE se candidatou. 2) Haverá em breve uma reunião para organizar o Congresso da PUC e também com possibilidades de pensar um novo estatuto para tal evento, já que o atual foi elaborado por um grupo seleto de professores numa casa de campo de um deles. Um dos pontos é discutir a autonomia. 3) A PUC está quebrada, a dívida passa dos 300 milhões tanto para funcionários como para o Estado.
UNICAMP: Está acontecendo o GT de Educação a Distância criado pela congregação da FE que se propõe a discutir o tema já que há hoje tantos cursos e tantos debates sobre e a Fé nada fala. Nos dias 23 e 24 de outubro acontecerá o Seminário de EaD trazendo esse acúmulo do GT para que a Fé possa discutir mais amplamente. @s estudantes estão preocupad@s com o rumo das discussões já que o GT não tem se manifestado muito inclinado a bloquear os projetos governamentais. 2) Nos dias 13 à 16 de outubro acontecerá a II Semana da Educação. É um evento organizado pel@s estudantes. A programação está no site www.fe.unicamp. br/semeduc . 3) Nos dias 04 a 07 de novembro acontecerão as eleições para o CAP, DCE, Representante de Unidade e Representante Discente. 4) A política de Extensão da FE está sendo reformulada.
UFSCar: Na semana de 06 a 10 de outubro aconteceu o Congreso de Iniciação Científica da UFSCar. 2) Houve eleição para a Diretoria do Centro de Ciências Humanas e a chapa 1 ganhou. 3) Já estão abertas as inscrições para o CAP e para a coordenação da Pedagogia. 4) Houve a assembléia geral da Pedagogia para avaliar o curso.

2. XX COPEPe

PROGRAMAÇÃO
Sábado, dia 06 de dezembro
08h às 10h – Credenciamento
10h às 12h30 – Plenária Inicial e Mesa de Abertura "O contexto político e as transformações da EaD" com César Minto (USP – à confirmar) e professor da UFSCar
12h30 às 14h – almoço
14h às 16h – GD 1 “EaD e Conjuntura”
16h às 18h – Mesa redonda "As implicações Pedagógicas da EaD" com Guilherme (tutor de EaD da UFSCar e mestrando da UNICAMP) e coordenadora do curso à distância.
18h às 20h – Janta e banho
20h às 22h – GD 2 “EaD e a Metodologia de Ensino”
22h às 01h – Atividade Cultural
Domingo, dia 07 de dezembro
07h às 08h – café da manhã
08h às 08h30 – Leitura das propostas
8h30 às 14h – Plenária Final
14h – Almoço

ALOJAMENTO:
Há duas possibilidades, ou no Paulistinha, que é pago, mas caberiam todos e tem banho quente, ou no DCE que é bem apertado e o chuveiro seria o do gináso também quente, mas um pouco distante.
Merilin fará o orçamento para 15 e para 30 pessoas no Paulistinha, com e sem alimentação.

ALIMENTAÇÃO:
Se ficar mais barato o alojamento com alimentação a comida será toda pelo Paulistinha, se não será:
Sábado
Almoço – Bandejão
Janta – Lanche da cantina, cachorro quente e outra opção a negociar
Domingo
Café da manhã – negociando preço
Almoço – marmita encomendada

INSCRIÇÃO
A inscrição será feita pelo e-mail e seu valor dependerá dos gastos com a alimentação, passagem dos palestrantes e alojamento.

ATIVIDADE CULTURAL
Como estaremos dentro da UFSCar e dela e difícil sair, vamos revender bebidas e providenciaremos música.

CADERNO DE FORMAÇÃO
A Merilin fará os cadernos de formação. Deverão conter os seguintes textos: explicação do evento, apresentação da EEEPe SP, programação, textos de formação e charges. Os cartazes serão impressos pela gráfica da UFSCar. Os certificados serão feitos pela Gabi e xerocados no CAPPF. A pasta será dada pela coordenação da UFSCar junto com as canetas. Os bloquinhos Maria Paula trará.

3. Formação de EaD e ENADE

Por uma falha na hora da reunião o debate sobre EaD não foi escrito.

ENADE
Na reunião passada ficamos com dúvidas sobre como funcionava o processo de cadastramento das IES (instituições de ensino superior), do dia da prova, do boicote e do fechamento das IES que estiverem abaixo da média indicada pelo resultado. Descobrimos que com a criação do SINAES (sistema nacional de avaliação do ensino superior) todos os professores e IES tem que se cadastrar no SINAES e tem que seguir alguns processos para funcionar. Na avaliação são 3 partes, a primeira interna, com uma comissão da IES que faz tipo uma auto avaliação, a segunda externa, onde a IES é avaliada por uma comissão externa, e a terceira é a avaliação dos estudantes.
Todas as IES tem que passar por isso, mas aquelas que, como a UNICAMP p.e., já realizarem essas atividades de avaliação podem justificar e serem dispensadas desse processo, ou das partes que realizam. As que se submetem os seus estudantes, selecionados pela IES, são obrigados a permanecer no dia da prova, assinar a lista de presença e entregar a prova.
É completamente possível @s estudantes boicotarem a prova já que as IES não podem, legalmente, cobrar a nota do ENADE para quaisquer situações d@s graduand@s. Mas consta também que as IES que tiverem um desempenho baixo serão supervisionadas pela comissão de avaliação externa e receberão conselho e sugestões para melhoria das notas.
Assim, as IES não podem ser simplesmente fechadas, elas passam por um processo de adaptação. E talvez esse seja um bom espaço para tentar negociar pautas com as IES, mas isso vai depender da mobilização d@s estudantes em cada lugar, o q é uma variável preocupante.
Sem saber o que fazer e com falta de gente para discutir acabamos por não decidir nada. Mas as ponderações continuam as mesmas, o risco de as IES fecharem existe e incentivar o boicote é arriscado, até pela facilidade com q agora podem ser implantados os cursos a distância.

4. Plano Municipal de Educação de São Paulo
Não foi possível discutir por falta de elementos e quorum.

5. Remanejamento e projetos das coordenações
Não foi possível discutir por falta de quorum.

6. Sistema Público Nacional de Formação de Professores
Não foi possível discutir por falta de quorum.

7. Dívida 29º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia (ENEPe)
Não foi possível discutir por falta de elementos e quorum.

Nenhum comentário: